Novidades

O cacau: saiba sua origem e seus benefícios

admin / Sem Comentários

O chocolate é um dos ingredientes mais utilizados nas sobremesas Di Norma, ele é derivado do cacau, fruto fortemente presente na Amazônia. A árvore que dá origem a ele é o cacaueiro, que, em condições de cultivo, pode ter uma altura que varia entre 3 eh 5 metros.

O cacau é considerado alimento funcional, sendo assim, ele é capaz de fornecer benefícios à saúde. Sua composição com vitaminas, substâncias positivas e sais mineiras é o que permite que ele esteja nesta categoria.

Graças a algumas dessas substâncias, como teobromina, flavonoides, cafeína e magnésio, o cacau auxilia no tratamento de asma e de doenças cardiovasculares, ajuda a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce, melhora a circulação sanguínea, ampara no combate à ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça.

Mais uma substância importante no cacau é a feniletilamina. Ela estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios ligados diretamente à sensação de prazer e bem-estar. Daí a satisfação que sentimos ao comer o tão delicioso chocolate.

Ele é a forma mais famosa de consumo do cacau, mas é preciso ficar atento ao percentual do fruto presente no doce porque há variações no mercado quanto a isso. De acordo com uma resolução da Anvisa, o mínimo obrigatório que o chocolate deve conter é de 25% de cacau.

Apesar de sua origem da região da Bacia do Rio Amazonas, atualmente o cacau é bem produzido por países da África. O Brasil é apenas o sexto maior produtor do fruto do mundo, os cinco primeiros são Costa do Marfim, Indonésia, Gana, Nigéria e Camarões.

Embora haja muitos benefícios, nada em excesso é saudável. Então, nada de comer muito chocolate com a desculpa de que cacau faz bem à saúde, hein?! Vamos aproveitar o fruto e suas benesses com parcimônia!

Posted in: Blog
No Responses to “O cacau: saiba sua origem e seus benefícios”

Deixe uma resposta

Copyright © 2018 Di Norma. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Abound.